Zeladores da Coroa do Bom Jesus dos Aflitos – Raimunda da Silva Sousa

Ontem, dia 8/9, a Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Parangaba, deu início a mais um ciclo de festividades em honra ao Bom Jesus dos Aflitos.

Conforme a tradição local, a coroa de espinhos é retirada da cabeça da imagem do Cristo, na cruz do altar principal e é entregue ao povo para uma longa peregrinação que percorrerá por todas as comunidades da Paróquia até o mês de dezembro.

O costume é repetido há séculos aqui em Parangaba. Iniciou com o trabalho catequético dos padres jesuítas com os indígenas na época da colonização cearense. Passou por gerações e chega até nós hoje sob os cuidados de um grupo denominado de Zeladores, formado em 2015. São pessoas cuja missão é acompanhar a Coroa do Bom Jesus dos Aflitos por todas as casas por onde ela passar.

Ao todo são 11 membros que apresentaremos ao longo dessa peregrinação. O primeiro deles é a zeladora Raimunda da Silva Sousa.

Raimunda da Silva Sousa – 1ª Zeladora da Coroa nos festejos deste ano

Há mais de 40 anos Raimunda participa ativamente das atividades na Paróquia de Parangaba, na Comunidade Matriz. Ao longo desse período serviu em diversas pastorais e movimentos da Igreja. Foi animadora vocacional, ajudou na formação da Infância Missionária na Paróquia e participou do Conselho de Pastoral.

Em paralelo a tudo isso, sempre foi fiel devota do Bom Jesus dos Aflitos e há muito tempo acompanha a Peregrinação da Coroa, tendo aprendido muito da história dessa tradição com as pessoas mais antigas da comunidade, com as quais ela teve a oportunidade de conviver.

“Me sinto muito feliz. Mesmo em 2015, quando eu tive um problema de saúde, caminhei com a Coroa. Muitas graças alcançadas”.

Raimunda acompanhará o primeiro ciclo dos novenários do Bom Jesus dos Aflitos, de 9 a 17 de setembro, na Comunidade Matriz, em Parangaba.

Os festejos do nosso Padroeiro em Parangaba já começaram! Detalhes em nosso site ou em nossas mídias digitais. Nosso perfil no Facebook ou Instagram é @bjaparangaba.

Informou Pascom Bom Jesus dos Aflitos
Por Vitória Rodrigues e Kelson Moreira – Pascom Matriz

Um comentário em “Zeladores da Coroa do Bom Jesus dos Aflitos – Raimunda da Silva Sousa

• 10 de setembro de 2019 em 01:53