“É um momento de missão”, diz zelador da coroa do Bom Jesus dos Aflitos

A Coroa do Bom Jesus dos Aflitos já entrou no quarto novenário desde o início de sua peregrinação em 8 de setembro. Daquele dia em diante passou por casas de diversas famílias das comunidades: Matriz, Sagrado Coração de Jesus e Mãe do Divino Salvador. Cada vez que passa de uma comunidade a outra, um responsável assume a tarefa de cuidar do novenário seguinte.

No último domingo (6/10) um novo ciclo se iniciou. Agora é a vez da Capela Nossa Senhora de Fátima e o zelador é Francisco Antônio Tabosa Alves, o Maninho. Ele é enfático ao afirmar que está dividindo a missão com seu amigo Ivan Bastos que há anos cumpre a tarefa, mas que agora, em 2019, precisou de uma ajudinha.

Maninho participa das atividades na comunidade de Nossa Senhora de Fátima (Vila Betânia) há cerca de 30 anos. É devoto da padroeira da capela. Segundo ele, desde que entrou no Encontro de Casais com Cristo (ECC), passou a conhecer um pouco mais sobre a tradição multissecular do Bom Jesus dos Aflitos e tornou-se devoto também.

“É um momento de missão onde a coroa (objeto de devoção) visita várias casas e nós podemos apresentar a nossa Capela e as nossas pastorais. É um grande patrimônio que tem a nossa paróquia”.

Maninho, que sempre acompanhou o parceiro Ivan, se sente lisonjeado de continuar neste ano a tarefa deste seu amigo e antigo zelador, que precisou afastar-se momentaneamente por motivos particulares.

Maninho diz que “as novenas são momentos de forte espiritualidade e, é importante assumir como zelador para não interromper a tradição e não descontinuar o trabalho”. Ivan Bastos tem opinião igual. Atuante na Pastoral do Batismo, e igualmente devoto de Nossa Senhora de Fátima, afirma que foi convidado para assumir essa função pelo próprio Conselho de Pastoral da Comunidade.

“Faço de coração, para mim é muito bom poder zelar pela coroa, recebê-la em nossa comunidade e organizar as pousadas. Tenho guardados vários roteiros e livretos das novenas dos anos passados”, relatou.

O novenário da Coroa do Bom Jesus dos Aflitos na comunidade Nossa Senhora de Fátima acontece até o dia 14/10 quando passará para as mãos de outro zelador.

Informou: PASCOM (Paróquia Bom Jesus dos Aflitos)
Por Luzia Irene Bastos (N. Sra. de Fátima)
Kelson Moreira (Matriz)