Carta Circular: Orientações diante da pandemia do Coronavírus

Fortaleza/CE, 17 de março de 2020

Carta Circular 001/2020: Orientações diante da pandemia do Coronavírus.

Caríssimos irmãos e irmãs de toda a Paróquia Bom Jesus dos Aflitos,

Graça e paz do Divino Salvador!

Diante do grave quadro de pandemia provocado pelo Coronavírus que avança rapidamente ameaçando a vida humana, nosso bem maior dado por Deus, a Igreja no mundo todo vem se posicionando e tomando medidas pensando na proteção de todos. No dia 14 de março de 2020 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu mensagem na qual pede observação irrestrita às orientações médico-sanitárias. Ontem, 16 de março de 2020, a Arquidiocese de Fortaleza divulgou a Carta Circular 002/2020, onde Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo metropolitano de Fortaleza, nos orienta a tomar alguns cuidados em nossas paróquias. Ambos os documentos estão disponíveis no site www.arquidiocesedefortaleza.org.br.

Em tempos difíceis, decisões difíceis precisam ser tomadas. Nesse sentido, peço que sejam divulgados para toda a Paróquia Bom Jesus dos Aflitos os seguintes pontos:

1º. Estão suspensas todas as missas, celebrações e atividades em todas as comunidades pertencentes à Paróquia Bom Jesus dos Aflitos até o dia 31/03/2020, ou até segunda ordem.

2º. Todos os eventos de grande concentração, como encontrões e reuniões de pastorais, grupos e movimentos deverão ser cancelados. Pedimos às lideranças que organizem avisos pelos grupos de Whatsapp, lista de contatos ou redes sociais.

3º. Está suspenso o mutirão de confissões em toda a Paróquia, incluindo a Matriz e as demais comunidades. Mas fica mantido o atendimento normal de confissões no Escritório Paroquial, de terça a sexta das 15h às 17h.

4º. Fica definido que o expediente no Escritório Paroquial se dará de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.

Demais orientações, como as celebrações da Semana Santa, por exemplo, serão dadas à medida em que formos recebendo mais orientações da Arquidiocese de Fortaleza. Nesse sentido, pedimos que fiquem atentos em nossos meios de comunicação:

É muito importante também acompanhar as orientações dadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (www.saude.ce.gov.br) e Ministério da Saúde (saude.gov.br). E intensificar os hábitos de higiene principalmente ao lavar as mãos.

Peço gentilmente a compreensão de todos e todas nesse momento delicado que estamos atravessando. Mantenham suas orações para que possamos superar todas as adversidades que estão se apresentando.

Que Bom Jesus dos Aflitos possa nos socorrer e nos abençoar em nossas aflições.

Fraterno abraço!

Pe. Antonio Gomes de Pontes Neto, SDS
Pároco da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos

Para download da Carta Circular, clique aqui.